Sunday, November 2, 2008

Augusto Nunes: O prefeito eleito precisa reaprender a ficar de pé


Cada dia gosto mais do Augusto Nunes, que escreve no JB. Segue parte da coluna de hoje:

A primeira frase do pronunciamento do prefeito eleito obedeceu ao manual da velha política. "Dedico a vitória ao governador Sérgio Cabral", a criatura reverenciou o criador. As palavras seguintes rasgaram o script. Em vez de agradecer aos eleitores, Eduardo Paes orou aos pés do altar do santo padroeiro: "Quero agradecer ao presidente Lula, que soube superar os obstáculos que eventualmente existiram entre nós no passado". Um dos "obstáculos" (que talvez nem tenham existido, ressalva o "eventualmente") foi a acusação reiterada incontáveis vezes pelo deputado do PSDB: "O presidente Lula é o chefe da quadrilha do mensalão".

Já transformado em elogio da vassalagem, o que deveria ser o discurso de vitória afagou no verso seguinte o Primeiro Casal: "O presidente e a primeira-dama, dona Marisa, foram meus apoiadores", arrojou-se ao chão o prefeito eleito. Como Marisa Letícia da Silva não vota no Rio, nem deu as caras durante a campanha, pode-se deduzir que a mulher de Lula ainda não perdoou o feroz parlamentar que, na bancada tucana da CPI dos Correios, acusou seu marido de delinqüente e tentou colocar no banco dos réus o primogênito Lulinha. As súplicas contidas na carta sigilosa enviada a Marisa não surtiram o efeito desejado. Mas Paes não vai desistir.

Ao longo da semana, ele deixou claro que topa qualquer humilhação para redimir-se do que virou pecado. Na quinta-feira, ao sair da audiência com Lula no Planalto, fez de conta que o mensalão nunca existiu. Horas depois, ao percorrer o Congresso em companhia do governador Sérgio Cabral, ouviu a ordem do padrinho quando a dupla topou com o senador José Sarney: "Cumprimenta o nosso mestre, beija a mão dele". Com amáveis tapinhas na mão de Paes, Sarney impediu que se consumasse o gesto indecoroso.

Se não conseguir ficar de pé antes da posse, o prefeito eleito se transformará no primeiro a governar o Rio de joelhos.

2 comments:

Aristóteles said...

Dudu é realmente patético... E vai ser difícil levantar.. ainda falta ajoelhar pro Crivela, pra Jandira e para o PT..

Dizem que o PT representado por Benedita que solicita cargo para sua irmã...

Anonymous said...

Olá,
Obrigada pelo comentário sobre meu post, onde falo sobre essa sujeira de politicagem, onde está cada vez mais nítido e explícito que investir em destrir a saúde e a educação gera plataforma eleitoral e votos garantidos na proxima eleição.. Enquanto não for vontade de nossos governantes melhorar essa situação, cada vez mais nssa populaçao ficará ignorante doente!!!
E viva a dengue!!
Só em 12hs de emergencia num posto de saúde em belford roxo (municipio do rio), eu atendi 8 casos de dengue....

E viva nosso governo!!!